Marília, símbolo de amor e liberdade 

Marília - Estado de São Paulo

 

UM POUCO DE HISTÓRIA...

Conhecida como a "Capital Nacional do Alimento", Marília está situada na região centro oeste do estado de São Paulo. O antigo aldeamento dos índios Coroados no início do século XX, as terras de excepcional qualidade atraíram os primeiros pioneiros vindos de várias regiões, ávidos de riqueza e colheitas.

Dois desses desbravadores, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva (Pereirinha), gravariam para sempre seus nomes na história da nossa terra. Em 1923 adquiriram 53 alqueires de terras, os quais vieram a constituir o Patrimônio "Alto Cafezal" - primeiro nome dado à MARILIA. Bento de Abreu Sampaio Vidal, em 1926, também adquiriu uma extensa faixa de terra, procedendo o loteamento de seu patrimônio.

A Companhia Paulista e Estrada de Ferro, vinha avançando seus filhos de Piratininga até chegar em Lácio; e de acordo com o esquema dessa Companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal, eram denominadas por ordem alfabética; sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra "M". Foram propostos vários nomes, como "Marathona", 'Mogúncio" ou "Macau"; mas Bento de Abreu não ficou satisfeito com nenhum desses e numa de sua viagens de navio à Europa, leu o livro de Thomaz Antonio Gonzaga "MARÍLIA DE DIRCEU", e daí tirou o nome de MARÍLIA. O distrito passou à categoria de município em 24 de dezembro de 1926, sendo que sua instalação oficial deu-se em 04 de abril de 1929, data em que é comemorado seu aniversário.

A base de seu desenvolvimento foi a cultura do café substituído posteriormente pelo algodão, que se tornou atrativo para a instalação de duas fábricas de óleo. Com a expansão da industrialização pelo interior do estado tivemos o aumento da malha ferroviária em direção à região oeste paulista, a famosa linha Alta Paulista. Entre os anos 40 e 60 a economia predominante já era agroindústria, no entanto na década 60/70, ocorre a declínio das culturas de café, algodão eamendoim e aí então a pecuária passa a se destacar.

A CIDADE

Foto panoramica de Marilia

Com um pouco mais de 225 mil habitantes, Marília é hoje uma cidade em pleno desenvolvimento com destaque no ramo alimentício, abrigando cerca de 50 indústrias na área alimentícia, dentre elas Marilan, Xereta, Dori, e Bel. Possui também uma forte e diversificada área comercial, que atrai consumidores de toda a região.

Referência universitária do interior paulista, a Rede Municipal de Educação conta hoje com 50 unidades, entre berçários, Emeis (Escolas Municipal de Educação Infantil), Emeis-Creche;  Emefeis (Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental). O sistema escolar instalado conta ainda com 46 escolas estaduais; 16 escolas particulares; 2 faculdades; 1 fundação de ensino e 3 universidades (duas públicas e uma particular). São mais de 40 cursos superiores instalados no município, que atrai estudantes de toda a parte do país. Marília conta também com várias redes de escolas de línguas, matemática, e cursos profissionalizantes, como o Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília), Etec (Escola Técnica Estadual) Antonio Devisate, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi (Serviço Social da Indústria) entre outros.

O município também possui várias opções de lazer e cultura: 4 Teatros, 7 Anfiteatros, 8 salas de Cinema, 1 Clube de Cinema, 2 Espaços Culturais, 2 Shoppings, além de praças e o Bosque Municipal Rangel Pietraróia. Marília tem vida noturna centrada na gastronomia e eventos principalmente de perfil universitário. O município participa e é rota obrigatória de eventos culturais estaduais como o Mapa Cultural Paulista, Virada Paulista e outras iniciativas.

Na parte esportiva, Marília tem espaços diferenciados como o PAM (Parque Aquático Municipal) Tetsuo Okamoto, 2 academias ao ar livre, pista de aeromodelismo, 4 estádios municipais, 1 ginásio municipal e outro em construção. O município também conta com 6 clubes sociais e inúmeras chácaras particulares de recreação.

CURIOSIDADES

A primeira igreja evangélica a chegar em Marília, em junho de 1931, foi a 1ª IPI (Igreja Presbiteriana Independente). Cinco meses depois, foi organizada a 1ª Igreja Batista.

O Bradesco, segundo maior banco do país, foi fundado em 1943 em Marília, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. O primeiro caixa eletrônico do Brasil foi instalado em Marília, pelo Bradesco.

O atleta mariliense Tetsuo Okamoto recebeu a 1ª medalha Olímpica em Natação, nas 15ª Olimpíadas, em 1952, em Helsinque, Finlândia.

A primeira fotografia em 360º foi tirada em Marília, em 1957, com a câmera inventada pelo fotógrafo ribeirão-pretano radicado na cidade e agraciado com título de cidadão mariliense, Sebastião Leme (falecido em 2007).

A TAM Linhas Aéreas S.A., maior empresa aéra do país, foi fundada em Marília. Ela surgiu como TAM (TAXI AÉREO DE MARÍLIA) em 1961, a partir da união de dez jovens pilotos de monomotores. Na época, eles faziam o transporte de cargas e de passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e do Mato Grosso.

Marília está inserida no Guiness Book - o Livro dos Recordes. O feito foi conquistado em abril de 1992, pela Encarnação Olivas e Garcia Pacheco, a Vó Nena, que aos 81 anos se tornou a pessoa mais velha a saltar de paraquedas no mundo.

 Bandeira da Cidade

 

Tomás Antonio Gonzaga, apaixonado pela pastora Maria Dorotéia, adotou o pseudônimo “Dirceu” em suas obras e criou a personagem “Marília" como musa inspiradora, uma figura simbólica e idealizada para sua poesia.

Escreveu o poeta num belo momento de inspiração:

Lia ia ao Mar
e o Mar não ia a Lia.
Lia ia ao Mar
e o Mar não lhe ouvia.
Lia ia ao Mar
e o Mar não lhe queria.
Lia então resolveu voar
e o Mar passou a lhe amar
e todos os dias Lia descrevia
o amor do Mar.
E o Mar, apaixonadamente, refletia a Lia
e lia o que Lia lhe escrevia.
Lia e Mar decidiram unir as suas forças
e desabrocharam-se em forma de uma moça de louça,
trajada de cores brancas e vermelhas,
delicadas e charmosas como o voar das abelhas,
que alcançaram a qualquer ponto das cercanias
levando durante o seu vôo
segurança, paz e alegria,
como se juntas fossem uma jovem aérea companhia
disposta a vencer o existente e persistente ar de nostalgia
oferecendo até mesmo da Sicília
no elegante, charmoso, sincero e cheio de simpatia
corpo vibrante da moça de louça de
nome MARÍLIA!

 


 

 

Texto: Márcia Rezende
Fonte: Nosso São Paulo; Historia de Marilia
 
 

 «

 

 

Enquete
    Enquete
Nosso novo SITE está no "forno". O que você mais gostaria de encontrar por aqui:




votar - ver resultados

    Mural

fernando: bom dia irmãos, fiquei por muitos dias e horas na internet buscando informações para entender e ter uma opinião formada em relação a crise politica que vivemos , cheguei a seguinte conclusão , não adianta sair as ruas pedir o fim da corrupção , fora A ou fora B , temos que sair sim , mas para clamar a DEUS sua misericórdia sobre nós pois tudo o que acontece está sob sua permissão , se as coisas estão difíceis é DEUS nos avisando , TEMOS QUE BUSCAR A MELHORA EM DEUS QUE SABE DO QUE REALMENTE PRECISAMOS , E NÃO EM HOMEM NENHUM , me recordo que uma vez saímos para clamar a DEUS nas entradas e saídas de nossa cidade , será que não está na hora de sairmos novamente em clamor a DEUS ??? ESSA CRISE É RESULTADO DE MUITA OBSTINAÇÃO GENERALIZADA VAMOS REFLETIR ??? VAMOS AGIR ??? VAMOS PARA RUA CLAMAR ??? ou vamos esperar achando que nós mesmos vamos resolver ???

Servo do Altissimo : Estava eu, olhando o site dessa igreja e dentro de mim surgiu um sentimento tão gostoso, senti saudade. Saudade de não estar mais tão perto, de nao estar mais servindo como antes, de não estar mais louvando, adorando e aprendendo mais sobre o Deus que tudo pode. Ah se eu pudesse faria tantas coisas diferente, falaria e teria outros atos para conservar e ampliar a distância entre eu e essa igreja, que por tanto tempo religou eu a Deus. Ahh mas como somos falhos, deixamos levar por coisas futéis, pequenas, coisas que nos tiram o foco, deixando a visão desfocada, assim saimos do caminho que nos leva a Salvação. Como ja previa o profeta, até os jovens cansam e caem. Mas irmãos, mantenha firme no Senhor, olhe para o alvo, olhe para o Snehor que é de onde vem o socorro, olhe para Deus e corra para os braços DELE, onde há força, onde a esperança nao acaba, Ele é o Senhor, o Senhor de Todas as coisas. Escolhi por um tempo vender os meus ministérios para Satanas, troquei as veste de principe, por veste de luto, veste sujas, troquei a liberdade por uma escravidão, mas ela, a escravidão nao foi eterna, pois o Senhor de todas as coisas vive para Sempre, e os que estão na mãos dele nunca sai de lá, sou a prova disso, quando o meu alvo deixou de ser Cristo, e quando meu caminho não levaria a Cristo sentia que meu caminho não era ali, me perguntava: Meu Deus onde estou? Porque estou aqui? Oh Deus me ajuda, mas ele estava ali, de braços abertos para me abraçar e sorrir para mim. Oh Deus nunca me Deixou, o Espirto Santo começou a incomodar meu coraçao, podia ouvir filho, seu lugar não é aqui. Ahh como ele é Gentil, hoje voltei para a Casa para ser Casa novamente, casa do Senhor. Casa que ajuda a me ligar com Deus, me ensina, me leva a adorar o Deus, o único Deus, ALELUIA. Amada Igreja mantenha o foco em Cristo, amados pastores, vocês são um canal de benção, para todos nos, ovelhas do rebanho de Cristo. É um prazer fazer parte desse corpo, corpo únido, corpo sadável. Sendo igreja.

ENTRELÍDERES: Terça, dia 19 de Janeiro, teremos nosso primeiro encontro de 2016. Contamos com a presença de todos que ocupam alguma função de liderança na igreja. Será um tempo muito importante de comunhão, oração e compartilhamento. Não percam!

Alexandre - Rede Ministerial: Alexandre, recebemos seu recado e enviamos o material solicitado por email, mas o email voltou. Favor reenviar endereço para entrarmos em contato. Deus abençoe.

fernando: sim estamos vivendo os ultimos dias do governo humano na terra.A cada dia que se passa vemos a falência dos pilares humanos : Político , comércio , e religioso. Por isso é muito importante sabermos o que nosso Deus tem reservados p os que creem nele de verdade. (Mateus 6:10)=venha o teu reino , seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu. (Daniel 2:44)=na época desses reis ,o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo ,destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará , mas esse reino durará para sempre. (salmo 72:12)= Pois ele liberta os pobres que pede por socorro,os oprimidos que não têm quem os ajude.(Isaías 33:24)= Nenhum morador de Sião dirá: "estou doente!" E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.(João 5:28,29)=Não fiquem admirados com isto,pois está chegando a hora em que todos que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão;os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. O entendimento da palavra de Deus nos ajuda a entender o que acontece hoje e o que está por vir....Deus nos abênçoe a todos.

Deixe seu recado

    SIGA NO TWITER
 Jesus, em todos os lugares, de todas as formas... Jesus, everywhere, in all forms... Jesús, por todas partes, en todas sus formas... Gèsus, partout, sous toutes ses formes... Yesu, bisika nionso, na ba ndenge nionso... Yisu, bifulu biakulu, ye mu mpila zakulu...