CULTO DE ENSINO - 13/03/15


ESTUDO 5 - O ARREBATAMENTO

 

Introdução

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrancado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 1 Ts 4:17

Como já dissemos anteriormente, em se tratando de assuntos escatológicos sempre há muitas suposições e especulações, pois a Bíblia nos deixa apenas algumas pistas a respeito. A maioria dos textos proféticos referentes ao final dos tempos carece de interpretação, pois foi escrito em linguagem simbólica, e não apresenta os fatos em ordem cronológica.

Vamos então alistar a seguir alguns FATOS sobre o arrebatamento, acerca dos quais a Palavra de Deus não deixa dúvida. O que está revelado nas Escrituras é para ser estudado e compreendido. O que está encoberto pertence a Deus e é perda de tempo e energia tentar desvendar aquilo que o Senhor não quis nos revelar. Fatos acerca do Arrebatamento:

 

FATOS:

 

1. Será um acontecimento repentino. Haverá uma voz de comando dada por Cristo, a voz do arcanjo bradará e a última trombeta soará (1Ts 4:16, 1Co 15:52).

 

2. O próprio Jesus descerá dos céus - 1Ts 4:16

 

3. Os mortos em Cristo, que estão “dormindo”, ressuscitarão incorruptíveis - 1Ts 4:14 e 1Co 15:52. A alma e o espírito dos salvos não estão mortos, logo, essa ressurreição diz respeito ao corpo. Os que ressuscitarem receberão um novo corpo.

Obs: Onde e como exatamente estão aqueles que morreram em Cristo neste momento, enquanto aguardam essa ressurreição, não nos é possível saber. A Bíblia não dá muitos detalhes sobre isso. Sabemos que já estão salvos e que já estão, de alguma forma, usufruindo da glória de Deus.

 

4. Os que estiverem vivos terão seus corpos transformados e se unirão aos ressurretos - 1Co 15:51-52. Nosso corpo físico não pode herdar o Reino - 1Co 15:42-44, 50. Nosso novo corpo será semelhante ao de Jesus - Fl 3:20-21 (ver também I Jo 3.2): ele interagia no mundo físico e espiritual ao mesmo tempo, pode ser tocado, comeu (Lc 24:13 a 31, Jo 20:19-26, 21:11-14 e 24:42)... Seremos como anjos (Mt 22:30).

 

5. O encontro dos arrebatados com Jesus será nos ares - 1 Ts 4:17. O arrebatamento e a vinda de Jesus são dois eventos diferentes. No primeiro, ele permanecerá nos ares e, na segunda, voltará com os santos e reinará em Jerusalém (Zc 14:3-5, At 1:6-12). Qual o espaço de tempo que haverá entre esses dois eventos, não é possível saber. Alguns acham que será algo praticamente simultâneo e outros, que haverá um grande intervalo entre ambos, caracterizando a Grande Tribulação.

 

6. Seremos tirados repentinamente deste mundo e transportados para a dimensão do Pai, onde seremos julgados segundo as nossas obras - 2 Coríntios 5:10 e 1 Co 3:12-15. No dia do juízo, todas as suas más obras já terão sido tratadas, perdoadas e esquecidas (Is 43:25; 44:22; Jr 31:34; Hb 8:12; 10:16 e 17 e Mq 7:19). Este julgamento é para honra e não para vergonha ou condenação.

a. Receberão galardões aqueles que tiverem sido perseguidos (Mt 5:11, 12); os humildes (Mt 6:1, 2, 5); os justos e profetas (Mt.10:41); os que doaram algo aos discípulos de Cristo (Mt.10:42); os que pregaram a Palavra (Jo.4:36); os que semearam a justiça (Pv.11:18).

b. Além de galardões, a Bíblia fala também de coroas que os salvos receberão: coroa da vida (Tg.1:12, Ap.2:10), coroa de glória (I Pe.5:2, 4), coroa da justiça (II Tm.4:8) e coroa incorruptível (I Cor.9:25).

c. Receberão também um novo nome - Ap 2:17

 

7. Após a premiação das nossas obras, Jesus conduzirá os salvos para o palácio real, será a consumação da união de Cristo com sua noiva, a Igreja, celebraremos o que a Bíblia chama de “As Bodas do Cordeiro” Ap 19:6-9


 

Conclusão

O arrebamento será um momento glorioso para todos os salvos, mas um tempo terrível de juízo para aqueles que ficarem.

A Bíblia fala muitas vezes de vigiar e permanecer - Ap 3:3. Precisamos nos posicionar como santos de Deus e nos firmarmos na salvação do Senhor. Morno não é salvo - 1Jo 2:18-20, 24-25. Jesus é a nossa garantia de Vida Eterna e quão glorioso será o momento que nos encontraremos com Ele nos ares, e viveremos pra sempre com o Senhor.

"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas" Fl 3:20-21

 

 

 

Prof. Márcia Rezende
Bacharel em Teologia e Educação Religiosa
Doutoranda em Bíblia
Pastora na 3ª Igreja Batista de Marília


 Leia também:

Estudo 1

Estudo 2

Estudo 3

Estudo 4

Estudo 5

Estudo 6

Estudo 7

 

 

 


Enquete
    Enquete
Nosso novo SITE está no "forno". O que você mais gostaria de encontrar por aqui:




votar - ver resultados

    Mural

fernando: bom dia irmãos, fiquei por muitos dias e horas na internet buscando informações para entender e ter uma opinião formada em relação a crise politica que vivemos , cheguei a seguinte conclusão , não adianta sair as ruas pedir o fim da corrupção , fora A ou fora B , temos que sair sim , mas para clamar a DEUS sua misericórdia sobre nós pois tudo o que acontece está sob sua permissão , se as coisas estão difíceis é DEUS nos avisando , TEMOS QUE BUSCAR A MELHORA EM DEUS QUE SABE DO QUE REALMENTE PRECISAMOS , E NÃO EM HOMEM NENHUM , me recordo que uma vez saímos para clamar a DEUS nas entradas e saídas de nossa cidade , será que não está na hora de sairmos novamente em clamor a DEUS ??? ESSA CRISE É RESULTADO DE MUITA OBSTINAÇÃO GENERALIZADA VAMOS REFLETIR ??? VAMOS AGIR ??? VAMOS PARA RUA CLAMAR ??? ou vamos esperar achando que nós mesmos vamos resolver ???

Servo do Altissimo : Estava eu, olhando o site dessa igreja e dentro de mim surgiu um sentimento tão gostoso, senti saudade. Saudade de não estar mais tão perto, de nao estar mais servindo como antes, de não estar mais louvando, adorando e aprendendo mais sobre o Deus que tudo pode. Ah se eu pudesse faria tantas coisas diferente, falaria e teria outros atos para conservar e ampliar a distância entre eu e essa igreja, que por tanto tempo religou eu a Deus. Ahh mas como somos falhos, deixamos levar por coisas futéis, pequenas, coisas que nos tiram o foco, deixando a visão desfocada, assim saimos do caminho que nos leva a Salvação. Como ja previa o profeta, até os jovens cansam e caem. Mas irmãos, mantenha firme no Senhor, olhe para o alvo, olhe para o Snehor que é de onde vem o socorro, olhe para Deus e corra para os braços DELE, onde há força, onde a esperança nao acaba, Ele é o Senhor, o Senhor de Todas as coisas. Escolhi por um tempo vender os meus ministérios para Satanas, troquei as veste de principe, por veste de luto, veste sujas, troquei a liberdade por uma escravidão, mas ela, a escravidão nao foi eterna, pois o Senhor de todas as coisas vive para Sempre, e os que estão na mãos dele nunca sai de lá, sou a prova disso, quando o meu alvo deixou de ser Cristo, e quando meu caminho não levaria a Cristo sentia que meu caminho não era ali, me perguntava: Meu Deus onde estou? Porque estou aqui? Oh Deus me ajuda, mas ele estava ali, de braços abertos para me abraçar e sorrir para mim. Oh Deus nunca me Deixou, o Espirto Santo começou a incomodar meu coraçao, podia ouvir filho, seu lugar não é aqui. Ahh como ele é Gentil, hoje voltei para a Casa para ser Casa novamente, casa do Senhor. Casa que ajuda a me ligar com Deus, me ensina, me leva a adorar o Deus, o único Deus, ALELUIA. Amada Igreja mantenha o foco em Cristo, amados pastores, vocês são um canal de benção, para todos nos, ovelhas do rebanho de Cristo. É um prazer fazer parte desse corpo, corpo únido, corpo sadável. Sendo igreja.

ENTRELÍDERES: Terça, dia 19 de Janeiro, teremos nosso primeiro encontro de 2016. Contamos com a presença de todos que ocupam alguma função de liderança na igreja. Será um tempo muito importante de comunhão, oração e compartilhamento. Não percam!

Alexandre - Rede Ministerial: Alexandre, recebemos seu recado e enviamos o material solicitado por email, mas o email voltou. Favor reenviar endereço para entrarmos em contato. Deus abençoe.

fernando: sim estamos vivendo os ultimos dias do governo humano na terra.A cada dia que se passa vemos a falência dos pilares humanos : Político , comércio , e religioso. Por isso é muito importante sabermos o que nosso Deus tem reservados p os que creem nele de verdade. (Mateus 6:10)=venha o teu reino , seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu. (Daniel 2:44)=na época desses reis ,o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo ,destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará , mas esse reino durará para sempre. (salmo 72:12)= Pois ele liberta os pobres que pede por socorro,os oprimidos que não têm quem os ajude.(Isaías 33:24)= Nenhum morador de Sião dirá: "estou doente!" E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.(João 5:28,29)=Não fiquem admirados com isto,pois está chegando a hora em que todos que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão;os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. O entendimento da palavra de Deus nos ajuda a entender o que acontece hoje e o que está por vir....Deus nos abênçoe a todos.

Deixe seu recado

    SIGA NO TWITER
 Jesus, em todos os lugares, de todas as formas... Jesus, everywhere, in all forms... Jesús, por todas partes, en todas sus formas... Gèsus, partout, sous toutes ses formes... Yesu, bisika nionso, na ba ndenge nionso... Yisu, bifulu biakulu, ye mu mpila zakulu...