"Os Ciclos da Vida"

Eclesiastes 3. 1-8, 17b

Tempo“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de gastar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz”.

“pois há um tempo para todo propósito, um tempo para tudo que o que acontece”.

 

 - Houve um tempo para tudo que aconteceu, um tempo para tudo que está acontecendo e um tempo para tudo que há de acontecer.

- As nossas vidas são feitas de ciclos. Nós precisamos perceber e compreender o ciclo que estamos vivendo atualmente, para podermos vive-los da melhor maneira possível, aprender todas as lições que esse ciclo tem para nos ensinar. Pois, certamente nós vamos precisar dessas lições nos próximos ciclos. E os próximos ciclos cobrarão essas lições contando que nós as aprendemos devidamente. E se nós não as tivermos aprendido devidamente, vamos sofrer por isso. Pois teremos que fazer o trabalho dobrado, além de viver o ciclo atual, e cumprir todas as suas exigências, teremos de voltar e reaprender algumas lições que deixamos de aprender no ciclo passado. E isso será muito penoso e desgastante para nós.

- Nós não podemos viver no atual ciclo pensando no próximo. E também não podemos viver no atual ciclo pensando no ciclo que passou. As dores e as alegrias do ciclo passado, as decepções, erros e acertos, frustrações devem ficar naquele ciclo, pois eles faziam parte daquele ciclo. Agora é um novo ciclo, com suas lições, ensinamentos, emoções e sentimentos.

E cada acontecimento dos ciclos que nós passamos contribuirá para o propósito eterno e final que Deus tem para a nossas vidas, “pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Nós podemos acreditar que “aquele que começou a boa obra em nós, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”.

- Não podemos tentar pular os ciclos das nossas vidas, um ciclo de cada vez. Os erros que cometemos nos ciclos passados e que estamos cometendo nos ciclos atuais poderemos agora usá-los aos nossos favor nos próximos ciclos, não caindo novamente nas mesmas armadilhas e auxiliando outros a não caírem nessas armadilhas.

- Não podemos querer plantar no tempo de arrancar. Não podemos querer casar no tempo de estudar.

- Não podemos curar no tempo de matar e vice-versa. Haverá tempo de matar relacionamentos, porque é necessário naquele ciclo, aquele ciclo demanda isso, haverá tempo de curar, de restaurar em outro ciclo, e esse tempo há de chegar, não sou eu que devo querer acelerar esse processo, esse poder está fora de mim, o tempo para esse propósito foi determinado por Deus. É Ele quem fará chegar esse tempo e não eu. Tentar fazer com minhas próprias mãos é sinônimo de fracasso, frustração, mais dor e sofrimento.

- Tempo de derrubar e tempo de construir. As vezes ficamos com medo, de abrir mão de algumas coisas, – ah, mas se eu abrir mão vou perder, como vai ser? Aquele ciclo é de derrubar, de abrir mão, precisamos fazer, para viver bem aquele ciclo e não ter problemas lá na frente por não ter feito aquilo que aquele ciclo exigia que eu fizesse.

- Se na frente aquilo será reconstruído, isso já não me pertence, “não nos compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela Sua autoridade” (At. 1.7).

- Que tão somente vivamos e cumpramos as responsabilidades e aprendamos as lições que o senhor que r nos ensinar em cada ciclo das nossas vidas, para que cada vez mais sejamos conforme a imagem do Filho. É para isso que nós fomos predestinados por Deus (Rm 8.29).  

Por falar em predestinados,

  • Pré-destinado: Ou seja já nos deram um destino previamente. Nós somos passivos nisso, sofremos a ação, não sou eu o autor da ação, mas sim o alvo. Traçaram um caminho previamente para eu trilhar e nesse caminho nós passamos por várias etapas, isso é vários ciclos, e cada ciclo tem o propósito (Objetivo) de contribuir para que eu alcance esse destino previamente traçado para mim.

- Então eu devo viver satisfeito em cada ciclo que passo.

- Tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear  e tempo de dançar. Há ciclos que na maior parte do tempo serão compostos de choro e pranto; mas preciso ter em mente que são os elementos que constituem aquele ciclo e preciso vive-los satisfeito e grato a Deus porque aquilo está contribuindo para o destinado previamente traçado por Deus para nós, que é nos tornar semelhantes a Cristo, conforme a imagem do Filho.

- Haverá o ciclo de rir e dançar, precisamos aprender a lhe darmos com os diferentes ciclos das nossas vidas.

- Haverá o tempo de procurar e tempo de desistir. Essa é uma explicação do porque há tempos que estamos animados, querendo mudar o mundo e tempos que ficamos tão desanimados que não queremos fazer nada. São os ciclos das nossas vidas, aqueles foram previamente destinados por Deus na eternidade. As vezes por mais que eu queira me manter aceso, empolgado e animado, as vezes eu fico tão murcho que fico irreconhecível, por mais que eu queira e tente. Precisamos nos lembrar que são os ciclos das nossas vidas.

- Talvez antigamente eu era uma pessoa mais agitada, alegre e etc, e hoje sou uma pessoa mais calma, quieta, ou vice-versa, são os ciclos e tudo isso é para que eu alcance aquele destino previamente traçado para mim.

  • Deus criou e organizou esses ciclos nas nossas vidas, agora como nós vamos viver e encarar esses ciclos, essa é a nossa parte, é nossa responsabilidade. Nós podemos vive-los desleixadamente, e não prestar a devida atenção a esses ciclos, tentando passar por cima deles, e sofrer as consequências por isso, coisas que poderiam ser evitadas, dores que poderiam ser evitadas, sofrimentos que poderiam ser evitados, ou então prestamos atenção a esses ciclos procurar vive-los bem e assim andar segundo os propósitos eternos de Deus.
  • Que ciclo estás vivendo agora? Precisamos concluir um ciclo antes de avançar para o outro. O que esse ciclo atual exige de voce?

                                                                                                                   

     Por Isaac Lessa

Enquete
    Enquete
Nosso novo SITE está no "forno". O que você mais gostaria de encontrar por aqui:




votar - ver resultados

    Mural

fernando: bom dia irmãos, fiquei por muitos dias e horas na internet buscando informações para entender e ter uma opinião formada em relação a crise politica que vivemos , cheguei a seguinte conclusão , não adianta sair as ruas pedir o fim da corrupção , fora A ou fora B , temos que sair sim , mas para clamar a DEUS sua misericórdia sobre nós pois tudo o que acontece está sob sua permissão , se as coisas estão difíceis é DEUS nos avisando , TEMOS QUE BUSCAR A MELHORA EM DEUS QUE SABE DO QUE REALMENTE PRECISAMOS , E NÃO EM HOMEM NENHUM , me recordo que uma vez saímos para clamar a DEUS nas entradas e saídas de nossa cidade , será que não está na hora de sairmos novamente em clamor a DEUS ??? ESSA CRISE É RESULTADO DE MUITA OBSTINAÇÃO GENERALIZADA VAMOS REFLETIR ??? VAMOS AGIR ??? VAMOS PARA RUA CLAMAR ??? ou vamos esperar achando que nós mesmos vamos resolver ???

Servo do Altissimo : Estava eu, olhando o site dessa igreja e dentro de mim surgiu um sentimento tão gostoso, senti saudade. Saudade de não estar mais tão perto, de nao estar mais servindo como antes, de não estar mais louvando, adorando e aprendendo mais sobre o Deus que tudo pode. Ah se eu pudesse faria tantas coisas diferente, falaria e teria outros atos para conservar e ampliar a distância entre eu e essa igreja, que por tanto tempo religou eu a Deus. Ahh mas como somos falhos, deixamos levar por coisas futéis, pequenas, coisas que nos tiram o foco, deixando a visão desfocada, assim saimos do caminho que nos leva a Salvação. Como ja previa o profeta, até os jovens cansam e caem. Mas irmãos, mantenha firme no Senhor, olhe para o alvo, olhe para o Snehor que é de onde vem o socorro, olhe para Deus e corra para os braços DELE, onde há força, onde a esperança nao acaba, Ele é o Senhor, o Senhor de Todas as coisas. Escolhi por um tempo vender os meus ministérios para Satanas, troquei as veste de principe, por veste de luto, veste sujas, troquei a liberdade por uma escravidão, mas ela, a escravidão nao foi eterna, pois o Senhor de todas as coisas vive para Sempre, e os que estão na mãos dele nunca sai de lá, sou a prova disso, quando o meu alvo deixou de ser Cristo, e quando meu caminho não levaria a Cristo sentia que meu caminho não era ali, me perguntava: Meu Deus onde estou? Porque estou aqui? Oh Deus me ajuda, mas ele estava ali, de braços abertos para me abraçar e sorrir para mim. Oh Deus nunca me Deixou, o Espirto Santo começou a incomodar meu coraçao, podia ouvir filho, seu lugar não é aqui. Ahh como ele é Gentil, hoje voltei para a Casa para ser Casa novamente, casa do Senhor. Casa que ajuda a me ligar com Deus, me ensina, me leva a adorar o Deus, o único Deus, ALELUIA. Amada Igreja mantenha o foco em Cristo, amados pastores, vocês são um canal de benção, para todos nos, ovelhas do rebanho de Cristo. É um prazer fazer parte desse corpo, corpo únido, corpo sadável. Sendo igreja.

ENTRELÍDERES: Terça, dia 19 de Janeiro, teremos nosso primeiro encontro de 2016. Contamos com a presença de todos que ocupam alguma função de liderança na igreja. Será um tempo muito importante de comunhão, oração e compartilhamento. Não percam!

Alexandre - Rede Ministerial: Alexandre, recebemos seu recado e enviamos o material solicitado por email, mas o email voltou. Favor reenviar endereço para entrarmos em contato. Deus abençoe.

fernando: sim estamos vivendo os ultimos dias do governo humano na terra.A cada dia que se passa vemos a falência dos pilares humanos : Político , comércio , e religioso. Por isso é muito importante sabermos o que nosso Deus tem reservados p os que creem nele de verdade. (Mateus 6:10)=venha o teu reino , seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu. (Daniel 2:44)=na época desses reis ,o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo ,destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará , mas esse reino durará para sempre. (salmo 72:12)= Pois ele liberta os pobres que pede por socorro,os oprimidos que não têm quem os ajude.(Isaías 33:24)= Nenhum morador de Sião dirá: "estou doente!" E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.(João 5:28,29)=Não fiquem admirados com isto,pois está chegando a hora em que todos que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão;os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. O entendimento da palavra de Deus nos ajuda a entender o que acontece hoje e o que está por vir....Deus nos abênçoe a todos.

Deixe seu recado

    SIGA NO TWITER
 Jesus, em todos os lugares, de todas as formas... Jesus, everywhere, in all forms... Jesús, por todas partes, en todas sus formas... Gèsus, partout, sous toutes ses formes... Yesu, bisika nionso, na ba ndenge nionso... Yisu, bifulu biakulu, ye mu mpila zakulu...