O PAPEL DA ESPOSA

Por: Rosemeire Miranda

Leiamos na palavra de Deus em Efésios 5:22 a 24.

" Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos."

Esta palavra SUBMISSÃO é assustadora, mas não precisa temer, pois Deus é amor e ele não nos pede nada que não nos faria felizes.

 Não existem casamentos perfeitos, mas casamentos felizes. E casamento é uma renúncia constante, é dar mais e cobrar menos. O segredo para um casamento feliz não é simplesmente achar a pessoa certa, mas SER A PESSOA CERTA, e ser a pessoa certa não é ser uma pessoa sem defeito, mas é ser humilde para reconhecer os erros e corrigi-los.

A palavra de Deus tem princípios que obedecidos trazem uma vida abundante para o casal. Os dois, marido e mulher, precisam conhecer com clareza seus papéis e aceitarem viver de acordo com a vontade de Deus, pois só assim através da obediência é que alcançarão um casamento feliz.

Conforme diz em Gênesis: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa”.

Quando você renuncia em favor do outro, na verdade você está renunciando em favor de si mesma.

 

I - O PRINCÍPIO DA AUTORIDADE

E para que consigamos entender o nosso papel, vamos voltar um pouco, estudando sobre o princípio da autoridade.

Deus é o criador de todas as coisas e nós homens e mulheres somos criaturas especiais para Deus, pois fomos criados a sua semelhança, os únicos que tiveram este privilégio ser criado a semelhança de Deus, corpo, alma e espírito.

 

E desde a criação Deus nos mostrou que ao homem foi delegada autoridade sobre a mulher, pois Deus criou a mulher a partir do homem. Também foi o homem com autoridade delegada por Deus que deu nome a sua mulher: EVA. 

Em I Coríntios 11:11-12: “Na vida cristã, no entanto, nem a mulher é independente do homem nem o homem é independente da mulher. Porque assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem é nascido da mulher. E tudo vem de Deus”.  

A mulher dá a luz aos filhos, mas na criação Deus na sua onipotência, onisciência e onipresença tinha o propósito de deixar claro o princípio da autoridade. O homem com a posição de autoridade sobre a mulher, e ambos se completando um ao outro com organismos adaptados para funcionar conforme os desígnios e projetos de Deus para a vida do homem e da mulher. Você foi criada para ser uma benção para seu marido e seus filhos. Ele sabe o que é melhor para você, pois Ele é teu criador e Senhor.

 

II - DEUS A SUPREMA AUTORIDADE 

Deus é a autoridade suprema. Tudo é sustentado pelo seu poder, sua soberana vontade.

A MAIOR EXIGÊNCIA DE DEUS É QUE NÓS O OBEDEÇAMOS.

Em I Samuel15:22 está escrito: “Porém Samuel disse: Tem porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros”. 

Nós também como pais nos alegramos quando nossos filhos nos obedecem, temos como objetivo educar nossos filhos para serem obedientes a Deus, e a nós. E o nosso Pai Celestial também se alegra quando o obedecemos. E se não procedemos assim, como conseqüência deixamos de ser abençoados.

 

1 – Querendo usurpar a autoridade de Deus. 

Lúcifer um anjo protetor, que usava jóias, que vivia no santo monte de Deus e andava no meio de pedras brilhantes, ficou orgulhoso de tudo o que usufruía, de sua beleza e fama. Um querubim de Deus, ocupando uma posição de destaque, ungido para proteger o jardim de Deus, arquitetou um plano para ser maior que Deus, usurpar, roubar a autoridade de Deus e o que restou para ele foi a condenação, maldição eterna, desobedeceu a Deus e está destinado ao inferno.

Se você quiser leia em detalhe sobre isso em: Ezequiel 28: 13-17 e em Isaías 14:12-15.

 

2 – Deus é o delegador da autoridade. 

Em Romanos 13:1, Deus nos manda obedecer as autoridades.

Na própria trindade podemos ver esse princípio de autoridade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo que são iguais na essência, mas com funções diferentes: O PAI ENVIOU O FILHO, O FILHO VEIO E FOI OBEDIENTE AO PAI, O FILHO ENVIOU O ESPÍRITO SANTO, O ESPÍRITO SANTO VEIO E É OBEDIENTE AO FILHO. NA TRINDADE TEMOS A FONTE DE TODA A VERDADE.

 

2.1 – Autoridade do homem sobre a mulher 

E ainda, Deus nos manda sermos submissas aos nossos maridos, obedientes como a Igreja é obediente a Cristo.

O marido é o sacerdote do lar, ele prestará contas a Deus do modo como governa o seu lar e isto não cabe a você, mulher, julgar. Pois Deus delegou esta autoridade a ele.

Não queira você usurpar a autoridade que Deus delegou ao seu marido, pois chamará para si o julgamento de Deus. Essa autoridade seria um jugo pesado demais para você carregar. Não tema em obedecer a Deus, obedecendo ao seu marido, pois esta é a perfeita vontade de Deus para você, então confie Nele. 

 

III - SUBMISSÃO 

A palavra SUBMISSÃO de acordo com o dicionário de língua portuguesa significa: “Ato ou efeito de submeter-se a uma autoridade, a uma lei, a uma força; obediência, sujeição, subordinação: Submissão à vontade divina, ao poder econômico, às regras do jogo, a submissão dos vencidos”.

Se desmembrarmos essa palavra, de acordo com o dicionário Aurélio teremos o seguinte significado:

SUB – forma reduzida de designação ou posto de autoridade imediatamente abaixo daquele que comanda ou chefia.

MISSÃO – função ou poder que se confere a alguém para fazer algo; encargo; incumbência.

 

Seja submissa e seja abençoada por Deus! 

 

1 – EXEMPLOS DE MULHERES INSUBMISSAS 

Por não obedecerem a Deus sofreram as conseqüências de seus pecados. 

1.1   – Eva 

Em Gênesis 2:16-17, Deus diz para que Adão e Eva não comessem da árvore co conhecimento do bem e do mal, poderiam comer de todas menos dessa, para que não morressem, ou seja, não fossem amaldiçoados.

Mas em Gênesis 3:6, vemos a mulher desobedecendo a ordem que Deus havia dado ao seu marido para que eles não comessem. Ela comeu e com jeitinho todo especial de mulher (e todas nós sabemos dar um jeitinho quando queremos), ofereceu ao seu marido e este comeu e toda a raça humana sofreu os efeitos de seu ato. Cuidado com o seu jeitinho! 

1.2 – A mulher de Ló

Em Gênesis 19: 17-26, Deus envia um anjo para falar com Ló. Pede que eles saiam depressa e não olhem para trás, pois ele destruirá a cidade onde mora, e assim Ló conta a sua família o que ocorreu e saí para se salvar, mas a sua querida mulher não obedece a Ló, olha para trás e sofre o efeito de seu ato é transformada numa estátua de sal.

 

2– EXEMPLOS DE MULHERES SUBMISSAS 

2.1 – SARA 

Sara em toda a sua trajetória sempre obedeceu a Abraão, fazendo tudo o que ele lhe pedia, mesmo quando ele pediu para que falasse que era sua irmã, pois tinha medo que por ela ser bonita o matassem. Encontramos essa história narrada em Gênesis 12:10-15.

Sara uma mulher virtuosa que honrou a seu marido, foi honrada, pois o apóstolo Pedro escreveu sobre ela.

Em I Pedro 3:6 está escrito: “como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma”.

Sara um exemplo de mulher submissa, mas uma mulher forte de caráter. 

2.2 – ANA

Ana tinha um desejo enorme de ser mãe, mas não se rebelou por isso. Ela e seu marido se respeitavam, podemos ver claramente pelas palavras de Elcana que ele lhe dava o devido valor, se importava com o seu bem estar físico, emocional e espiritual, um marido abençoado que demonstra o seu amor pela mulher amada.

Por outro lado, Ana era-lhe submissa. Era humilde, persistente, confiante, sensível, grata, íntegra; uma mulher que desempenhava o seu papel de esposa e serva de Deus de uma forma que agradava ao Senhor, o qual ouviu sua oração concedendo o desejo de seu coração.

 

3 – DECIDINDO SER SUBMISSA 

Agora é a tua vez, a decisão é tua. Qual a direção a tomar na tua vida familiar, com quem se parecer com Eva, a mulher de Ló, ou com Sara e Ana, isto pertence a você, pois Deus nos deu o livre arbítrio para decidirmos viver de acordo com a vontade de Deus, segundo o coração de Deus ou não. Não somos robôs, temos vontade própria.

Somente um alerta, nós não precisamos temer em sermos submissas aos nossos maridos, pois se isso não nos fizesse felizes Deus não nos pediria. Deus é o nosso Pai e não o nosso Acusador, Ele é o nosso Defensor. Devemos nos preocupar em não estarmos seguindo o padrão que o mundo nos dita, porque este sim é um padrão longe da vontade de Deus e que com certeza não colheremos bons frutos. Mas a nossa tendência é pensarmos o contrário.

A mulher virtuosa era submissa ao seu marido, pois ele era honrado por entre as autoridades e por quem o conhecia. E ela não era uma mulher patética. Era forte, trabalhadora, zelando pelo seu lar.

A submissão é a alavanca para que você exerça de maneira exemplar o seu papel de esposa e mãe.

 

3.1 – EXEMPLO PARA AS DEMAIS 

Tito 2:3-5 - Nós devemos ter alegria em fazer o melhor para o nosso marido e filhos, pois Deus confiou a nós a vida deles para zelarmos por eles.

Pela sua obediência e seu cuidado Deus operará no coração de seu marido e seus filhos.

Estejam atentas as necessidades dos vossos maridos, seja qual for  a necessidade, empenhe-se em dar-lhe o melhor. Se doe independente do gênio ou jeito dele e DEUS TE HONRARÁ.

 

3.2 – SENDO INSTRUMENTO PARA SALVAÇÃO DO  MARIDO NÃO CRISTÃO 

I Pedro 3: 1-2 - A sua ação fala muito mais do que meras palavras, por isso viva o evangelho genuíno de Deus e tudo será transformado ao seu redor. Deus operará com libertação, salvação no seu lar a partir da sua obediência.

 

3.3 – CUIDANDO DA APARÊNCIA 

Você demonstra amor e respeito pelo seu marido na sua maneira de se vestir, de falar, de se portar, pois ele é o provedor de seu lar, o sacerdote de sua família. E se ainda, ele por algum motivo não exerce esse papel, Deus mudará tudo quando você se dispuser a agradá-lo.

 

3.4 – SENDO AUXILIADORA 

Ajude o seu marido a exercer o papel de líder, se disponha a ajudá-lo no que for necessário, sem reclamar.

Crie um ambiente acolhedor em seu lar para recebê-lo depois de um dia exaustivo.

Dê um tempo para ele relaxar, tomar o seu banho, ou fazer algo que o acalme antes de contar-lhe os problemas do dia a dia, pois terá um homem mais tranqüilo e apto para ser o marido que Deus quer para você.

Acredite nele, lute por ele e por seu casamento, pois vale a pena. 

 

CONCLUSÃO: 

Vale a pena obedecer ao Senhor, a partir da sua obediência a parte que cabe aos homens começará a fluir na sua casa, na sua vida.

Convido você a ler e meditar em Efésios 5:25-33. Maravilhoso não? Então confiemos em Deus e façamos a nossa parte que ele com certeza cuidará de nós, conforme diz em Salmos 37:4-5. 

 

 

 

Enquete
    Enquete
Nosso novo SITE está no "forno". O que você mais gostaria de encontrar por aqui:




votar - ver resultados

    Mural

fernando: bom dia irmãos, fiquei por muitos dias e horas na internet buscando informações para entender e ter uma opinião formada em relação a crise politica que vivemos , cheguei a seguinte conclusão , não adianta sair as ruas pedir o fim da corrupção , fora A ou fora B , temos que sair sim , mas para clamar a DEUS sua misericórdia sobre nós pois tudo o que acontece está sob sua permissão , se as coisas estão difíceis é DEUS nos avisando , TEMOS QUE BUSCAR A MELHORA EM DEUS QUE SABE DO QUE REALMENTE PRECISAMOS , E NÃO EM HOMEM NENHUM , me recordo que uma vez saímos para clamar a DEUS nas entradas e saídas de nossa cidade , será que não está na hora de sairmos novamente em clamor a DEUS ??? ESSA CRISE É RESULTADO DE MUITA OBSTINAÇÃO GENERALIZADA VAMOS REFLETIR ??? VAMOS AGIR ??? VAMOS PARA RUA CLAMAR ??? ou vamos esperar achando que nós mesmos vamos resolver ???

Servo do Altissimo : Estava eu, olhando o site dessa igreja e dentro de mim surgiu um sentimento tão gostoso, senti saudade. Saudade de não estar mais tão perto, de nao estar mais servindo como antes, de não estar mais louvando, adorando e aprendendo mais sobre o Deus que tudo pode. Ah se eu pudesse faria tantas coisas diferente, falaria e teria outros atos para conservar e ampliar a distância entre eu e essa igreja, que por tanto tempo religou eu a Deus. Ahh mas como somos falhos, deixamos levar por coisas futéis, pequenas, coisas que nos tiram o foco, deixando a visão desfocada, assim saimos do caminho que nos leva a Salvação. Como ja previa o profeta, até os jovens cansam e caem. Mas irmãos, mantenha firme no Senhor, olhe para o alvo, olhe para o Snehor que é de onde vem o socorro, olhe para Deus e corra para os braços DELE, onde há força, onde a esperança nao acaba, Ele é o Senhor, o Senhor de Todas as coisas. Escolhi por um tempo vender os meus ministérios para Satanas, troquei as veste de principe, por veste de luto, veste sujas, troquei a liberdade por uma escravidão, mas ela, a escravidão nao foi eterna, pois o Senhor de todas as coisas vive para Sempre, e os que estão na mãos dele nunca sai de lá, sou a prova disso, quando o meu alvo deixou de ser Cristo, e quando meu caminho não levaria a Cristo sentia que meu caminho não era ali, me perguntava: Meu Deus onde estou? Porque estou aqui? Oh Deus me ajuda, mas ele estava ali, de braços abertos para me abraçar e sorrir para mim. Oh Deus nunca me Deixou, o Espirto Santo começou a incomodar meu coraçao, podia ouvir filho, seu lugar não é aqui. Ahh como ele é Gentil, hoje voltei para a Casa para ser Casa novamente, casa do Senhor. Casa que ajuda a me ligar com Deus, me ensina, me leva a adorar o Deus, o único Deus, ALELUIA. Amada Igreja mantenha o foco em Cristo, amados pastores, vocês são um canal de benção, para todos nos, ovelhas do rebanho de Cristo. É um prazer fazer parte desse corpo, corpo únido, corpo sadável. Sendo igreja.

ENTRELÍDERES: Terça, dia 19 de Janeiro, teremos nosso primeiro encontro de 2016. Contamos com a presença de todos que ocupam alguma função de liderança na igreja. Será um tempo muito importante de comunhão, oração e compartilhamento. Não percam!

Alexandre - Rede Ministerial: Alexandre, recebemos seu recado e enviamos o material solicitado por email, mas o email voltou. Favor reenviar endereço para entrarmos em contato. Deus abençoe.

fernando: sim estamos vivendo os ultimos dias do governo humano na terra.A cada dia que se passa vemos a falência dos pilares humanos : Político , comércio , e religioso. Por isso é muito importante sabermos o que nosso Deus tem reservados p os que creem nele de verdade. (Mateus 6:10)=venha o teu reino , seja feita a tua vontade , assim na terra como no céu. (Daniel 2:44)=na época desses reis ,o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo ,destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará , mas esse reino durará para sempre. (salmo 72:12)= Pois ele liberta os pobres que pede por socorro,os oprimidos que não têm quem os ajude.(Isaías 33:24)= Nenhum morador de Sião dirá: "estou doente!" E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.(João 5:28,29)=Não fiquem admirados com isto,pois está chegando a hora em que todos que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão;os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados. O entendimento da palavra de Deus nos ajuda a entender o que acontece hoje e o que está por vir....Deus nos abênçoe a todos.

Deixe seu recado

    SIGA NO TWITER
 Jesus, em todos os lugares, de todas as formas... Jesus, everywhere, in all forms... Jesús, por todas partes, en todas sus formas... Gèsus, partout, sous toutes ses formes... Yesu, bisika nionso, na ba ndenge nionso... Yisu, bifulu biakulu, ye mu mpila zakulu...