Nossa história…

NO PRINCÍPIO…

 Nossa igreja começou na década de 70, numa residência no Bairro Costa e Silva, por iniciativa da PIB de Marília, na época pastoreada pelo Pr. Nelson Nunes de Lima. Inicialmente tratava-se de um encontro com as senhoras da comunidade (denominado Clube das Mães), que se reuniam todos os domingos à tarde para estudar a Bíblia. Numa promoção referente ao Dia da Criança, mais de 300 crianças estiveram presentes e várias continuaram freqüentando o Clube. Não demorou muito para que nascesse ali uma Escola Bíblica Dominical. Com o passar do tempo, esta “escolinha” que acontecia na casa da igreja, onde residia a irmã Enedina Viana, cresceu, e a Igreja decidiu construir um salão nos fundos da casa. Vendo os frutos deste trabalho, a PIB de Marília adquiriu um terreno visando à construção de um templo. Cerca de 6 anos depois, no dia 03/09/1983, a 3ª Igreja Batista de Marília foi organizada com 65 membros e nosso 1º templo foi inaugurado – na Rua Jorge Nasser, 385 (Jd. Conquista).

Por estar localizada num bairro pouco valorizado na época, cuja maioria dos moradores era de baixa renda, o trabalho enfrentou muitas dificuldades. Os recursos materiais e humanos eram extremamente escassos, a linha eclesiástica era tradicionalista e os cultos formais, mas a alegria, simplicidade e amor da igreja eram notórios.

Em janeiro de 1994, a convite da igreja, tomou posse um novo pastor: Venilson Salmazio Rezende. A igreja percebeu que o Espírito Santo de Deus estava a soprar ventos novos e assim iniciou-se o caminho de busca de um avivamento espiritual, que resumia-se em Bíblia, oração e jejum. De uma maneira bem natural, sem planejamento, e quase sem percebermos, protocolos e paradigmas foram pouco a pouco sendo quebrados. Os cultos tomaram uma forma menos rígida, a administração passou por um processo de desburocratização, e os ministérios ganharam maior liberdade e autonomia.

O bairro também cresceu, modernizou-se. E a cada semana, o Senhor ia acrescentando mais pessoas à igreja. O templo foi ficando pequeno. A freqüência, inicialmente de 40 pessoas em média, triplicou. Começamos a realizar dois cultos. Em Agosto de 1995 Deus nos deu um terreno, bem próximo ao templo, e começamos a construção de um templo maior, para 600 pessoas. Durante 50 meses, a 3ª mobilizou-se em torno deste desafio, que, pela intervenção sobrenatural de Deus através de uma sucessão de milagres, foi inaugurado em Setembro de 2000. Pouco tempo depois, o novo templo já estava pequeno, e demos início novamente a realização de dois cultos no domingo.

Hoje, a igreja realiza três cultos, e vem crescendo a cada dia, com a graça de Deus, alcançando vidas, transformando histórias e impactando gerações, na busca do cumprimento da missão: “que todos conheçam Jesus, em todos os lugares, de todas as formas”. 

Hoje estamos ainda amadurecendo, crescendo… pois este é um processo que acreditamos ser interminável. Queremos a cada dia contextualizar nossas práticas, sem jamais abrir mão da essência do Evangelho, buscando permanecer enraizados nas Escrituras Sagradas.

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.” A igreja é hoje, fruto do imensurável amor de Deus, e de centenas de pessoas que deixaram-se usar por Ele para construir a nossa história.